terça-feira, 12 de abril de 2011

Alerta para o mundo - Nível de radiação em Fukushima é igual ao de Chernobyl





  Neste momento, o nível de radiação presente no ar, água, vegetais e água do mar na área em volta de Fukushima está no mesmo nível do máximo que registado em Chernobyl no desastre de 1986.


  Os reguladores chineses alertam  que o nível foi aumentado de 5 para 7, sendo que esse é o mais elevado na escala internacional que é regulada pela Agência Internacional da Energia Atómica.
  A nova classificação significa que se está perante «um grande desastre» o que inclui efeitos generalizados sobre o ambiente e sobre a saúde.
  As autoridades japonesas explicam, no entanto, que o calor gerado pela explosão de Chernobyl foi muito mais prejudicial para a saúde humana do que a radiação que está sendo liberada em Fukushima.
  A revisão dos níveis acontece um dia depois de o Governo ter adicionado à lista de locais que os japoneses devem abandonar para não ficarem expostos à radiação de longo-termo mais cinco comunidades.
  Os habitantes de uma vila a cerca de 40 quilómetros da central estão chocados com a notícia de que devem abandonar as suas casas. Mas o pior pode ainda estar por vir, pois as autoridades do país deixam desde já o aviso de que se as fugas de radiação continuarem o nível pode vir a ser superior ao do desastre da central russa.
  Yukio Edano, membro do Governo japonês, deixa um pedido de desculpas: «Estas novas informações confirmam que este é um desastre enorme. Pedimos desculpas aos japoneses, em geral, às pessoas que vivem perto do complexo nuclear, em particular, e à comunidade internacional por termos causado tão grande acidente».

Clique na imagem para ampliar


  O governo pede que a população use máscaras, não beba água da torneira e não coma alimentos que possam estar contaminados pela radiação. Se ingerir algo que possa estar contaminado, os elementos da radiação entram em seu corpo, causando danos irreparáveis. Se a radiação cai num rio, não se deve beber a água e nem comer os peixes, pois eles estarão contaminados, assim como se cair no pasto e boi de alimentar dele, sua carne também não poderá ser consumida.


Vídeo sobre os efeitos da radiação no organismo humano.


www.japaoemfoco.com / Reuters / sol.sapo.pt

4 comentários:

  1. fake só se for na sua cabeça seu ignorante!!

    ResponderExcluir
  2. Tudo isso são fatos, qualquer um com o MÍNIMO de conhecimento sabe disso, mas pelo jeito não é o caso de alguns.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO

Comentários com palavrões, insulto, xingamentos e de cunho discriminatório não serão aceitos, bem como comentários com LINKS.